PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Israel começa a destruir túneis do Hezbollah

20/12/2018 19h29

Jerusalém, 20 dez 2018 (AFP) - O Exército israelense iniciou, nesta quinta-feira, a destruição dos túneis que o Hezbollah perfurou na fronteira libanesa, anunciou um porta-voz, tenente coronel Jonathan Conricus.

Desde que lançou uma ampla operação em 4 de dezembro, o Exército assegura ter localizado quatro túneis com fins militares.

"As explosões na zona oeste da fronteira se devem às atividades do Exército para destruir e neutralizar os túneis de ataque do Hezbollah", declarou Conricus.

O porta-voz do Exército fez uma séria advertência ao grupo xiita libanês, um dos grandes inimigos de Israel.

"Temos à nossa disposição unidades de infantaria, unidades blindadas, a aviação em modo de espera e unidades navais. Todas elas sincronizadas, dispostas a receber ordens claras e preparadas para vários cenários", assegurou Conricus.

Esta operação serve como "uma mensagem para o Hezbollah de que não toleraremos nenhum movimento de aproximação ou tentativa de interferência nos nossos esforços para destruir estes túneis transfronteiriços", afirmou.

Os túneis seriam utilizados pelo Hezbollah para sequestrar ou matar soldados ou civis israelenses, e para ocupar uma faixa do território israelense em caso de conflito, segundo Israel.

No último grande confronto entre Israel e o Hezbollah, em 2006, os 33 dias de combates deixaram 1.200 mortos do lado libanês e 160 mortos do lado israelense, sem neutralizar o movimento xiita.

Israel e Líbano permanecem tecnicamente em guerra.

Internacional