PUBLICIDADE
Topo

Internacional

ONU não chega a acordo para compensar déficit por redução de contribuições dos EUA

21/12/2018 19h36

Nações Unidas, Estados Unidos, 21 dez 2018 (AFP) - Os Estados-membros da ONU não conseguiram chegar a um acordo nesta sexta-feira (21) para compensar um déficit de 220 milhões de dólares deixado pelos Estados Unidos ao reduzir sua contribuição às operações de manutenção da paz, disseram diplomatas.

Os Estados Unidos pagaram cerca de 28% do orçamento das missões de manutenção da paz da ONU antes de o presidente Donald Trump anunciar em setembro que Washington não pagaria mais de 25%. Essa diferença representa cerca de 220 milhões de dólares.

O orçamento operacional da ONU para 2018-2019 é de aproximadamente 5,4 bilhões de dólares, e Estados Unidos pagam cerca de um quinto do total.

Já o orçamento para a manutenção da paz supera os 6,6 bilhões de dólares, que no ano foi reduzido em 600 milhões por pressões dos Estados Unidos. Desde que Trump assumiu no começo de 2017, os EUA deixaram de pagar mais de 25% do orçamento de manutenção da paz.

O financiamento da manutenção da paz é determinado por uma fórmula que considera a riqueza de um país, sua posição como membro permanente do Conselho de Segurança e outros fatores.

Internacional