PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Talibãs pedem que EUA aprenda com 'humilhação' soviética no Afeganistão

27/12/2018 17h04

Cabul, 27 dez 2018 (AFP) - Os talibãs advertiram nesta quinta-feira (27) os Estados Unidos que sofrerão uma derrota comparável à das tropas soviéticas durante os anos 1980 no Afeganistão, em um momento em que Washington prevê reduzir sua presença militar no país.

Em uma mensagem enviada no 39º aniversário da invasão soviética do Afeganistão, os talibãs alertaram as autoridades americanas sobre os riscos de padecer o mesmo tipo de "humilhação" e que "poderiam aprender muito" com a experiência soviética.

Após mais de dez anos de ocupação, a URSS deixou o Afeganistão em 1989, o que precipitou a guerra civil e a chegada ao poder dos talibãs.

"Preste atenção na derrota soviética no Afeganistão, e renuncie a desafiar o caráter dos afegãos", declarou o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, em uma mensagem dirigida ao governo americano.

Os talibãs não reagiram oficialmente ao anúncio, ainda não confirmado por Washington, de que as tropas americanas reduzirão à metade sua presença militar no Afeganistão.

No entanto, um comandante talibã assegurou estar "mais que satisfeito".

O anúncio surpresa da retirada das tropas americanas aconteceu em um momento em que se multiplicam os esforços diplomáticos para voltar a impulsionar negociações de paz entre os talibãs e o governo de Cabul.

us-amj/st/ahe/bp/eb/mb/cc/mvv

Internacional