Premier de Israel afirma que Brasil irá transferir embaixada para Jerusalém
Rio de Janeiro, 30 dez 2018 (AFP) - O Brasil irá transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém, restando apenas decidir a data, afirmou o premier de Israel, Benjamin Netanyahu, neste domingo, durante um encontro com representantes da comunidade judaica no Rio de Janeiro.
"Não é uma questão de 'se', é de 'quando', disse Netanyahu, segundo um comunicado de seu gabinete. O líder israelense afirmou que o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, garantiu, durante reunião na última sexta-feira, que executaria a transferência.
Netanyahu assinalou que o presidente americano, Donald Trump, havia cumprido sua promessa de transferir a embaixada de seu país, e que Bolsonaro "também o fará".
O tema da transferência da embaixada vem rondando a visita de Netanyahu ao Brasil, a primeira ao país de um premier israelense.
Bolsonaro disse em novembro que pretendia seguir os passos de Trump em relação à embaixada, mas depois retrocedeu, afirmando que o assunto ainda não estaria decidido.
Os produtores de carne brasileiros temem que a mudança ameace suas exportações aos países árabes, avaliadas em cerca de 1 bilhão de dólares. Estes países e os palestinos veem Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestino.
Israel afirma que Jerusalém em sua totalidade é a sua capital, e deseja que as embaixadas sejam transferidas para aquela cidade como amostra de apoio internacional.
A maioria dos países apoiam negociações entre Israel e palestinos para estabelecer o status de Jerusalém como parte de um acordo de paz mais amplo.
Bolsonaro já disse que deseja ter laços mais próximos com Estados Unidos e Israel, rompendo com décadas de políticas de centro-esquerda que buscavam posicionar o Brasil como uma potência latino-americana que nutria relações com todos os países.
rmb/pr/lda/lb
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.