Presidente da Nigéria suspende titular da Suprema Corte
Abuja, 25 Jan 2019 (AFP) - O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, em campanha para ser reeleito em 16 de fevereiro, suspendeu, nesta sexta-feira, o presidente da Suprema Corte após uma longa polêmica sobre o julgamento contra ele por corrupção.
"O presidente @MBuhari suspende Walter Samuel Nkanu Onnoghen de seu cargo como o mais alto magistrado do país e nomeia Ibrahim Tanko Muhammad" como presidente "interino" da Suprema Corte, anunciou o porta-voz da presidência Bashir Ahmad no Twitter.
Ibrahim Tanko Muhammad é oriundo do norte, assim como o presidente Buhari, acusado por seus detratores de favorecer os muçulmanos de sua região para ter acesso a cargos importantes no país e de afastar os opositores políticos em nome de sua luta contra a corrupção.
O porta-voz da presidência destacou que o presidente tomou a decisão por ordem de um tribunal criado especialmente para julgar temas éticos.
Onnoghen está sendo investigado pelo tribunal há dez dias por não ter declarado contas bancárias em dólares, euros e libras esterlinas.
ola/pa/jz/db
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.