Topo

Presidente da Nigéria suspende titular da Suprema Corte

25/01/2019 20h23

Abuja, 25 Jan 2019 (AFP) - O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, em campanha para ser reeleito em 16 de fevereiro, suspendeu, nesta sexta-feira, o presidente da Suprema Corte após uma longa polêmica sobre o julgamento contra ele por corrupção.

"O presidente @MBuhari suspende Walter Samuel Nkanu Onnoghen de seu cargo como o mais alto magistrado do país e nomeia Ibrahim Tanko Muhammad" como presidente "interino" da Suprema Corte, anunciou o porta-voz da presidência Bashir Ahmad no Twitter.

Ibrahim Tanko Muhammad é oriundo do norte, assim como o presidente Buhari, acusado por seus detratores de favorecer os muçulmanos de sua região para ter acesso a cargos importantes no país e de afastar os opositores políticos em nome de sua luta contra a corrupção.

O porta-voz da presidência destacou que o presidente tomou a decisão por ordem de um tribunal criado especialmente para julgar temas éticos.

Onnoghen está sendo investigado pelo tribunal há dez dias por não ter declarado contas bancárias em dólares, euros e libras esterlinas.

ola/pa/jz/db