PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Negociações de paz com talibãs são 'animadoras', afirma o Pentágono

28/01/2019 16h30

Washington, 28 Jan 2019 (AFP) - As negociações de paz entre Estados Unidos e talibãs para acabar com a guerra que dura 17 anos no Afeganistão são "animadoras", declarou nesta segunda-feira (28) em Washington o chefe do Pentágono, Patrick Shanahan.

"Eu diria que a conclusão neste momento é que são animadoras", indicou o secretário interino de Defesa depois que o enviado especial dos Estados Unidos para a reconciliação afegã, Zalmay Jalilzad, disse que conseguiram "avanços significativos" nos diálogos com os talibãs.

Consultado sobre uma possível retirada de metade dos 14.000 soldados americanos mobilizados no Afeganistão, algo que, segundo funcionários americanos, o presidente Donald Trump deseja, Shanahan se absteve de fazer comentários.

Shanahan falou com a imprensa antes de uma reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg.

Stoltenberg disse depois que também vê "animadoras" as negociações de paz com os talibãs, mas opinou ser "cedo demais" para falar sobre a retirada das forças da Otan do Afeganistão.

Os Estados Unidos e os talibãs disseram no sábado ter conseguido "avanços significativos" após uma semana de conversas de paz no Catar, embora ainda restem assuntos importantes a serem abordados.

"As reuniões aqui têm sido mais produtivas do que no passado. Fizemos avanços significativos em temas vitais", disse Jalilzad, nascido no Afeganistão e que desempenhou papeis-chave no governo de George W. Bush (2001-2009).

Perguntado pela AFP, um comandante de alto escalão talibã no Paquistão compartilhou esse otimismo, assegurando que ambas as partes "acordaram os pontos principais".

"Estamos caminhando e foram feitos muitos avanços até agora", indicou.

Estados Unidos e Afeganistão travam a guerra mais longa de sua história desde a intervenção em 2001 para derrubar o regime dos talibãs.

Internacional