Topo

França e Alemanha querem mudar as regras de concorrência da UE

06/02/2019 10h58

Berlim, 6 Fev 2019 (AFP) - França e Alemanha querem mudar as regras europeias de concorrência para enfrentar a China, anunciou o ministro da Economia alemão nesta quarta-feira, após o veto da União Europeia à fusão da Alstom-Siemens.

"Estamos convencidos de que precisamos repensar e modificar as regras europeias de concorrência", disse Peter Altmaier (CDU), e anunciou "a preparação de uma iniciativa franco-alemã" nesse sentido.

A Comissão Europeia rejeitou a fusão da companhia alemã de ferrovias Siemens e sua rival francesa Alstom, ignorando assim os pedidos para autorizar a operação para fazer frente à concorrência da China.

"Essa concentração teria implicado um aumento de preços para sistemas de sinalização que garantiriam a segurança dos passageiros e das futuras gerações de trens de alta velocidade", afirmou a comissária europeia Margrethe Vestager.

A fusão, anunciada com grande empolgação em 2017, foi recebida como o nascimento de um campeão industrial europeu muito necessário, uma espécie de Airbus no setor ferroviário em face da concorrência chinesa.

Mas após meses de investigação, a Comissão rejeitou a operação, considerando também que "as partes não propuseram medidas corretivas suficientes para remediar" os problemas apontados por Bruxelas.

dar/alf/pc/zm/cn