Trump sugere que Colômbia deve acelerar erradicação de cultivos de coca
Washington, 13 Fev 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quarta-feira (13) que a Colômbia deve acelerar a erradicação de cultivos de coca, motivo de rispidez na relação bilateral, ao se reunir na Casa Branca com o presidente do país sul-americano, Iván Duque.
"Estamos trabalhando para que a Colômbia erradique parte do que estão cultivando na Colômbia. Não diria que neste estão adiantados em relação ao previsto. Mas, com sorte, o estarão em algum momento do futuro próximo", declarou a jornalistas o presidente americano.
Sentando ao seu lado no Salão Oval, Duque interveio reafirmando seu compromisso com a destruição dos cultivos.
"Nos primeiros quatro meses da nossa administração, erradicamos 60.000 hectares, mais do que havia sido erradicado nos oito meses anteriores", recordou.
"Temos uma meta. E nos comprometemos a cumprir essa meta, porque é nosso dever moral ter a Colômbia livre de cultivos ilegais e do narcotráfico. Cumpriremos porque é nosso dever moral", disse o presidente colombiano.
Desde que assumiu em janeiro de 2017, Trump, que já cancelou duas visitas à Colômbia, criticou severamente a alta histórica dos cultivos de folha de coca no país latino-americano que, segundo a ONU, chegaram a 171.000 hectares plantadas em 2017.
O presidente americano aproveitou a reunião com Duque para reiterar a sua intenção de viajar a Bogotá. "Quero visitar a Colômbia. Estou desejando visitá-la", disse.
Antes de sua viagem a Washington, Duque, que iniciou seu mandato em agosto de 2018, reconheceu que as relações entre Colômbia e Estados Unidos estão marcadas pelo tema das drogas por conta deste aumento exponencial dos cultivos, que mantém o país colombiano como o principal produtor mundial de cocaína.
Nas últimas décadas, os Estados Unidos outorgaram ajudas milionárias à Colômbia para combater o narcotráfico e as guerrilhas.
bur-ad/lda/cb/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.