Topo

Negociações comerciais entre EUA e China são retomadas em Washington

19/02/2019 13h46

Washington, 19 Fev 2019 (AFP) - As negociações comerciais entre Estados Unidos e China, que visam dar fim à guerra tarifária, serão retomadas nesta terça-feira, em Washington, confirmou a Casa Branca na noite de segunda.

A última rodada de diálogos terminou na sexta em Pequim sem que as partes chegassem a um acordo. Mas o presidente americano, Donald Trump, afirmou que poderia estender o prazo da trégua para além de 1º de março se considerar que está perto de alcançar um acordo.

Do lado dos Estados Unidos, as negociações serão chefiadas pelo representante comercial Robert Lighthizer e incluirão o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, o secretário do Comércio, Wilbur Ross, o assessor de política econômica, Larry Kudlow, e o assessor comercial, Peter Navarro.

Já o Ministério do Comércio da China anunciou que será representado pelo vice-primeiro-ministro, Liu He, principal negociador comercial de Pequim, e assistente-chave do presidente Xi Jinping, que aceitou uma trégua na guerra comercial com Trump na reunião em Buenos Aires em dezembro.

"Esperamos que tanto a China quanto os Estados Unidos trabalhem juntos para implementar o importante consenso alcançado por nossos dois chefes de Estado na Argentina, comecem a trabalhar e caminhem juntos em direção a um acordo mutuamente aceitável e mutuamente benéfico", disse à imprensa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang.

burs-ia-rwm/lth/gle/mps/arc/ll/db