Topo

EUA pede moderação a Índia e Paquistão após escalada de tensões

27/02/2019 01h09

Washington, 27 Fev 2019 (AFP) - Os Estados Unidos pediram nesta terça-feira (26) moderação a Índia e Paquistão, duas potências nucleares vizinhas em uma escalada de tensões, a "exercer a moderação", enquanto exortou Islamabad a atuar contra os "grupos terroristas" que operam em seu território.

"Incentivamos a Índia e o Paquistão a exercer a moderação e evitar uma escalada a qualquer custo", disse em um comunicado o secretário de Estado, Mike Pompeo, após conversar por telefone com os chanceleres dos dois países.

Pompeo indicou que em conversas com seu contraparte paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, destacou "a prioridade de reduzir as atuais tensões evitando uma ação militar e a urgência de que o Paquistão tome uma ação significativa contra os grupos terroristas que operam em seu solo".

"Igualmente incentivei os dois ministros a fazer da comunicação direta uma prioridade e evitar novas atividades militares", acrescentou.

A Índia anunciou nesta terça-feira um ataque aéreo preventivo no Paquistão, destinado, segundo Nova Délhi, a um grupo islamita, o que provocou uma nova escalada entre as duas potências nucleares sobre o território em disputa da Caxemira.

O Paquistão, por sua vez, rejeitou as afirmações da Índia e disse que responderá, segundo um comunicado do governo de Islamabad.

A Índia acusa há tempos o Paquistão de apoiar debaixo dos panos as incursões de rebeldes islamitas e a rebelião armada na Caxemira, o que o governo paquistanês repudia.

wd/oh/rsr/yow/mvv