Topo

Ex-advogado de Trump volta ao Congresso para uma audiência a portas fechadas

28/02/2019 14h33

Washington, 28 Fev 2019 (AFP) - Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, regressou nesta quinta-feira ao Congresso para uma nova audiência, desta vez a portas fechadas, após seu depoimento explosivo na véspera contra o presidente americano, a quem acusou de ser um "vigarista" com vínculos suspeitos com Moscou.

A audiência, que deve durar várias horas, diante do Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes, é a última etapa de uma semana maratona de depoimentos no Capitólio, sede do Congresso americano.

Após o testemunho público de Cohen na quarta-feira, Adam Schiff, congressista democrata que está à frente do Comitê, anunciou que aproveitaria a confidencialidade desta nova sessão para repassar e "examinar em profundidade" vários pontos mencionados, sobretudo os relativos às suspeitas de conluio entre Moscou e a equipe de campanha de Trump nas eleições presidenciais de 2016.

Entre os pontos que interessam particularmente aos democratas estão, segundo Schiff destacou no Twitter: o projeto de construção de um edifício na capital da Rússia divulgado em novembro de 2016, mês do pleito para a presidência, o que contraria as informações divulgadas por Trump; a questão de saber se o magnata conhecia com antecedência as revelações da WikiLeaks sobre sua adversária democrata Hillary Clinton; e, por último, "o envolvimento da Casa Branca nas declarações falsas" de Cohen perante o Congresso.

O ex-advogado em dezembro passado a três anos de prisão por perjúrio diante do Congresso e fraude eleitoral -delitos que disse ter assumido para para proteger Trump-, fraude fiscal.

Do Vietnã, onde se reuniu com o líder norte-coreano Kin Jong-un, Trump afirmou que Cohen havia "mentido muito", que não havia apresentado nenhuma prova conclusiva e teria falado apenas sobre "suspeitas".

elc/AB/lb/lda/lca