Topo

Brasil e Paraguai reafirmam apoio a líder opositor venezuelano

12/03/2019 19h20

Brasília, 12 Mar 2019 (AFP) - Os presidentes de Brasil e Paraguai, Jair Bolsonaro e Mario Abdo, reafirmaram nesta terça-feira seu "firme" apoio ao líder opositor Juan Guaidó no "processo de transição para a democracia" na Venezuela.

Os dois presidentes, cujos governos integram a lista de mais de 50 que reconhecem a presidência interina de Guaidó, também analisaram em Brasília a renegociação do acordo envolvendo a hidroelétrica binacional de Itaipu, e o combate ao tráfico de drogas.

"Não é o momento de ser indiferente" com a Venezuela, declarou Abdo em uma breve entrevista coletiva. "Estamos unidos na defesa da democracia. Hoje é a Venezuela, mas amanhã poderá ser qualquer outro país. Que Deus salve a Venezuela".

Em uma declaração conjunta, Brasil e Paraguai reiteraram "seu firme compromisso de seguir apoiando o povo venezuelano e o governo do presidente Juan Guaidó no processo de transição rumo ao restabelecimento da democracia na Venezuela".

Bolsonaro e Abdo receberam Guaidó há duas semanas. O presidente do Legislativo venezuelano se autoproclamou presidente interino em 23 de janeiro passado.

A hiperinflação e a escassez de alimentos e medicamentos se viu agravada nos últimos dias por um gigantesco apagão, que ainda afeta boa parte do país.

jm/js/lr