Topo

Caracas e outras cidades da Venezuela sofrem novo apagão

29/03/2019 21h24

Caracas e outras grandes cidades da Venezuela sofreram um novo apagão, no momento em que o país se recuperava de um corte de energia que o paralisou durante quatro dias.

A queda ocorreu às 19h10 local (20h10 Brasília), deixando às escuras a capital e cidades como Maracaibo, Valencia, Maracay e San Cristóbal, informaram usuários nas redes sociais.

A estatal Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) não informou sobre as causas ou o alcance do novo apagão.

Desde 7 de março passado, repetidos cortes de energia têm afetado a Venezuela, prejudicando o fornecimento de água, o transporte público, os serviços de telefonia e internet, e paralisando as transações eletrônicas, fundamentais em um país onde a inflação é galopante.

O governo de Nicolás Maduro afirma que os apagões são provocados por "ataques" contra a hidroelétrica de Guri, que gera 80% da energia consumida no país, patrocinados por Estados Unidos e a oposição.

Os apagões são habituais na Venezuela há uma década e especialistas apontam como consequência a falta de investimentos em infraestrutura e a corrupção.

O líder do parlamento Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de 50 países, liderará neste sábado um protesto nacional pelos apagões.