Topo

Novo apagão afeta várias regiões da Venezuela, incluindo Caracas

Homem aguarda retorno da luz em um escritório da Assembleia Nacional da Venezuela; Caracas sofreu mais um apagão nesta segunda-feira (25) - YURI CORTEZ/ AFP
Homem aguarda retorno da luz em um escritório da Assembleia Nacional da Venezuela; Caracas sofreu mais um apagão nesta segunda-feira (25) Imagem: YURI CORTEZ/ AFP

25/03/2019 15h36

Um novo apagão afeta, nesta segunda-feira, várias regiões da Venezuela, incluindo Caracas, quase 20 dias depois de um episódio similar que paralisou o país por uma semana, constatou a AFP e informaram usuários do Twitter.

A eletricidade acabou às 13H20 (14H20 de Brasília) em boa parte de Caracas e, segundo vários usuários do Twitter, o apagão também afeta grandes cidades do oeste, como Barquisimeto e Barinas.

Em Maracaibo, capital do petroleiro Zulia, os internautas informaram que o serviço se encontra "instável" e que a luz "vem e vai".

Em Caracas, os sinais de trânsito não funcionam e as redes telefônicas estão em colapso, assim como o serviço de internet.

Os venezuelanos usaram a tag "#SinLuz" para relatar os cortes no Twitter.

O país superou um apagão generalizado há alguns dias, de 7 a 14 de março, o que complicou as comunicações, a distribuição de água e combustível, bem como o fornecimento de alimentos.

Também teria causado, segundo relatos, a morte de mais de uma dúzia de pacientes em hospitais.

O governo de Nicolas Maduro, em seguida, acusou os Estados Unidos de ter feito "ataques cibernéticos" contra a principal usina hidrelétrica do país, com o apoio da oposição, liderada pelo líder parlamentar Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por Washington e 50 governos.

A oposição atribui a crise da eletricidade ao abandono da infraestrutura e da corrupção.