EUA enviam porta-aviões e bombardeiros ao Oriente Médio, em "mensagem" ao Irã
Os Estados Unidos estão enviando um porta-aviões e uma unidade de bombardeiros ao Oriente Médio em uma mensagem "clara e inequívoca" ao Irã, disse o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, ontem.
"Em resposta a uma série de indicações preocupantes e crescentes, os Estados Unidos estão implantando a unidade de batalha de porta-aviões USS Abraham Lincoln e uma força de bombardeiros para o Comando Central dos EUA na região", disse Bolton em um comunicado.
O objetivo é enviar "uma mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano de que qualquer ataque aos interesses dos Estados Unidos ou de seus aliados enfrentará uma força implacável", disse Bolton.
"Os Estados Unidos não estão à procura de uma guerra com o regime iraniano, mas estamos totalmente preparados para responder a qualquer ataque, seja pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ou pelas forças regulares iranianas".
A declaração não indica especificamente por que esse destacamento está ocorrendo agora, mas ocorre em um momento em que de escalada da violência entre palestinos baseados em Gaza e Israel, onde os dois lados têm realizado ataques nos últimos dias.
A ação americana coincide também com as tensões entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear do Irã, com sanções dos EUA sobre as exportações de urânio enriquecido iraniano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.