Venezuela fecha consulados no Canadá por 'hostilidade' de Ottawa
Caracas, 9 Jun 2019 (AFP) - A Venezuela fechará seus consulados em Vancouver, Toronto e Montreal e vai restringir à sua embaixada em Ottawa toda a atividade diplomática neste país, em resposta ao fechamento temporário da embaixada do Canadá em Caracas - anunciou a Chancelaria no sábado (8).
"A decisão" do Canadá "de fechar temporariamente sua embaixada em Caracas, longe de se tratar de um assunto administrativo, é uma decisão política que reflete a hostilidade crescente desse governo em relação à Venezuela", afirmou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do país sul-americano.
"Em apego ao princípio de reciprocidade", segundo o documento, Caracas "deixará de prestar serviços temporariamente nos consulados gerais em Vancouver, Toronto e Montreal" e "todas as funções da diplomacia venezuelana no Canadá se concentrarão na sede de sua embaixada em Ottawa".
No domingo, o Canadá informou que fecharia de maneira temporária sua embaixada na Venezuela, acusando o governo de Nicolás Maduro de se negar a acreditar diplomatas críticos de sua gestão.
A chanceler canadense, Chrystia Freeland, disse que "o regime (de Maduro) tomou medidas para limitar a capacidade das embaixadas estrangeiras para funcionar na Venezuela, particularmente aquelas que defendem a restauração da democracia".
erc/gm/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.