Topo

Projeto de resolução é apresentado na OEA para investigar DH na Venezuela

17/07/2019 18h04

Washington, 17 Jul 2019 (AFP) - Um grupo de oito países liderados pelo Paraguai apresentou nesta quarta-feira ao Conselho Permanente da OEA um projeto de resolução para condenar as violações aos direitos humanos na Venezuela, exigir uma investigação e pedir o acesso da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao país.

O projeto de resolução foi apresentado ao Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para ser analisado pelos 34 membros e busca "condenar, firmemente, as graves e sistemáticas" violações dos direitos humanos na Venezuela.

O rascunho também menciona "exigir o acesso imediato, completo e sem obstáculos" à Venezuela pela CIDH, ente independente da OEA, que não entra no país desde 2002.

O texto apresentado por Paraguai - apoiado por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Peru - também pede "a realização de uma investigação independente, exaustiva e concreta que permita levar a justiça aos autores materiais e intelectuais das violações de direitos humanos".

an/piz/cc/db

Internacional