Topo

ONU quer 'melhorar coordenação' contra crime e terrorismo internacional

19/07/2019 17h05

Nações Unidas, Estados Unidos, 19 Jul 2019 (AFP) - O Conselho de Segurança aprovou por unanimidade uma resolução nesta sexta-feira (19) convocando os estados membros da ONU a uma "melhor coordenação de seus esforços em todos os níveis, a fim de fortalecer a ação global para romper os vínculos entre terrorismo internacional e crime organizado".

A resolução, redigida pelo Peru, disse que estes vínculos em nível nacional ou transnacional podem ser combatidos melhor com um maior esforço na "coleta de informação" e na "troca de informação operacional e inteligência financeira".

Quando esta informação financeira se relaciona com "as atividades, movimentos e circuitos de terroristas e redes terroristas, em particular os combatentes terroristas estrangeiros", pode ajudar a "conhecer e compreender melhor a natureza e a extensão dos laços que podem existir entre o terrorismo e o crime organizado", acrescenta o texto.

A resolução também pede aos "Estados membros a investigar as redes criminosas organizadas envolvidas no tráfico de pessoas, e desmantelá-las", de acordo com sua legislação nacional, incluindo leis contra lavagem de dinheiro, suborno e corrupção ou a luta contra o terrorismo.

Ao participar do debate, a Rússia pediu aos países parceiros que estão no Conselho de Segurança para não politizar a questão dos vínculos entre o crime e o terrorismo, sem dar mais detalhes, e destacou que o trabalho deve continuar além do primeiro passo que representa esta resolução.

prh/iba/dga/piz/lca/mvv

Mais Internacional