Mais de 85 mil hondurenhos foram deportados de México e EUA em 2019
Honduras recebeu mais de 85 mil pessoas deportadas dos Estados Unidos e do México ao tentar migrar ilegalmente, fugindo da pobreza e da violência em seu país, apenas neste ano, informaram as autoridades.
Três voos com mais de 300 hondurenhos deportados chegaram nesta sexta à cidade de San Pedro Sula.
De acordo com o Observatório de Migrações da Chancelaria, 85.443 hondurenhos foram deportados dos Estados Unidos e do México até a semana passada.
Ao fim de 2018, 82.847 pessoas retornaram ao país. Dessas, 7.208 foram deportadas após participarem das enormes caravanas migratórias que começaram em outubro do ano passado.
Os deportados denunciaram que, nos três voos que chegaram nesta sexta, eles foram transportados presos por correntes, e que foram soltos minutos antes de aterrizar no aeroporto de San Pedro Sula.
Um dos deportados, Joshua David Castro, disse à AFP que agentes de imigração lhe "prenderam no trabalho". "Eu tenho que voltar (para os Estados Unidos) porque deixei minha esposa e filho de 6 anos lá", disse.
Castro morava com sua esposa em Hosting, Texas, desde 2012, quando cruzaram a fronteira entre o México e os Estados Unidos ilegalmente. Ele deixou o empobrecido bairro de El Carrizal, em Tegucigalpa, devido "à crise em Honduras. Não há trabalho, há muita violência e a polícia não faz nada".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.