Topo

Milhares de pessoas fogem dos bombardeios turcos no norte da Síria

Um soldado dos EUA está sentado no topo de um veículo blindado durante uma manifestação de curdos sírios contra ameaças turcas - Delil Souleiman/AFP
Um soldado dos EUA está sentado no topo de um veículo blindado durante uma manifestação de curdos sírios contra ameaças turcas Imagem: Delil Souleiman/AFP

09/10/2019 13h24

Milhares de pessoas começaram a fugir nesta quarta-feira dos ataques aéreos de Ancara contra áreas do norte da Síria, na fronteira com a Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Existem milhares de pessoas deslocadas na região das aldeias de Ras al-Ain e Tal Abyad", disse à AFP o diretor da OSDH Rami Abdel Rahman.

Os deslocados fugiram para áreas adjacentes poupadas pelos atentados, acrescentou.

A Turquia lançou nesta quarta-feira a "Operação Fonte da Paz", a ofensiva militar no nordeste da Síria contra a milícia curda apoiada pelos ocidentais na luta antijihadista.

O anúncio do início da ofensiva contra as Unidades de Proteção do Povo (YPG) foi feito pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan, mais do que nunca determinado a afastar da fronteira turca esta milícia que considera terrorista por causa de seus vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Segundo centro de coordenação de operações militares das Forças Democráticas da Síria (SDF), dois civis morreram nestes ataques.