Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump crê que tratamento não aprovado para covid-19 pode ser uma 'dádiva de Deus'

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Win McNamee/Getty Images
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos Imagem: Win McNamee/Getty Images

23/03/2020 23h45

Washington, 24 Mar 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a cloroquina, um tratamento contra a malária, pode ser "uma dádiva de Deus" se for bem-sucedida contra o novo coronavírus.

"Há uma boa chance de que isso possa ter um grande impacto. Seria uma dádiva de Deus se funcionasse. Isso realmente mudaria a situação", disse o presidente americano em sua entrevista coletiva diária.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela ao associar a cloroquina a um possível tratamento contra o vírus da covid-19, uma vez que foi testada apenas com alguns pacientes.

O medicamento é barato e tem sido usado há décadas contra a malária, e estudos preliminares na China e na França indicaram que havia ajudado as pessoas afetadas pela doença.

Os membros da comunidade científica criticam o presidente por criar expectativas em torno do tratamento, o que poderia causar uma escassez para os americanos que precisam dele para tratar doenças para as quais foi aprovado.

Trump compartilhou no Twitter na segunda-feira um artigo sobre um homem da Flórida, que diz que a cloroquina "salvou sua vida".

Nova York planeja lançar na terça-feira um teste clínico para tratar pacientes com Covid-19 com hidroxicloroquina, um derivado da cloroquina e um antibiótico chamado azitromicina.

O governo dos Estados Unidos também anunciou que, nesta semana, estarão disponíveis testes de coronavírus que as pessoas poderão realizar sozinhos, o que aliviará parte do sistema de saúde.

"Isso vai acelerar o processo, é claro", disse o vice-presidente Mike Pence.

"Mas também reduzirá os riscos para os profissionais de saúde expostos ao coronavírus", acrescentou.

leo/sdu/gma/dga/lca