Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia luta contra incêndio florestal na zona de exclusão de Chernobyl

05/04/2020 09h14

A Ucrânia mobilizou parte de sua força aérea, neste domingo (5), para combater um incêndio florestal declarado ontem na zona de exclusão que cerca a central de Chernobyl, lugar do pior acidente nuclear da história, em 1986.

As chamas se propagaram por mais de 20 hectares na seção florestal situada em torno da central nuclear.

Em nota divulgada neste domingo, os serviços de emergência garantem que as chamas estão sob controle e que não se detectou nenhum aumento da radioatividade no ar.

No sábado, chegaram a afirmar que havia "problemas" para extinguir o fogo, devido ao aumento da radioatividade em alguns pontos. As autoridades disseram, por sua vez, que as localidades próximas não corriam perigo.

Dois aviões, um helicóptero e cerca de 100 bombeiros foram mobilizados para lutar contra o incêndio.

O reator número 4 da central de Chernobyl explodiu em 26 de abril de 1986, contaminando, segundo diferentes estimativas, ate 75% da Europa. Depois desta catástrofe, as autoridades evacuaram milhares de pessoas. Uma ampla área de mais de 2.000 quilômetros quadrados foi abandonada.

Outros três reatores da planta continuaram funcionando após o desastre. O último parou em 2000, o que marcou o fim de toda atividade industrial em Chernobyl.