PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Conteúdo publicado há
8 meses

Crescem os casos de covid-19 em povoados indígenas da Bolívia

Em La Paz

25/07/2020 21h50

Os casos de coronavírus estão aumentando nas comunidades indígenas de Charagua Iyambae e Yuqui, no leste e no centro da Bolívia, de acordo com seus representantes e autoridades médicas que atendem a esses territórios.

"No território indígena de Charagua Iyambae (Santa Cruz), existem 26 casos confirmados", disse Ademar Flores, diretor do Centro de Operações de Emergência (COE).

As informações estão contidas no site da Cejis, uma organização não governamental que realiza atividades nessas populações indígenas.

Flores explicou que, para entrar no território autônomo, as pessoas devem apresentar o teste COVID-19, que permitiu detectar casos positivos.

Espera-se a respectiva confirmação dos exames laboratoriais enviados à cidade de Santa Cruz.

Vários dos infectados pertencem às colônias menonitas localizadas dentro do território indígena.

No caso dos indígenas Yuqui em Cochabamba, no centro do país, o número de infecções aumentou para 26.

Alguns dos afetados foram transferidos para a cidade de Ivirgarzama e para a cidade de Cochabamba para atendimento emergencial, pois apresentavam sintomas de pneumonia e problemas renais.

"Meu povo precisa de comida, estamos nos cuidando aqui, na minha comunidade Bia Recuate, comendo bananas, peixes e mandioca, mas não temos comida para nos sustentar por mais tempo. Nossos membros da família precisam de apoio", disse Carmen Isategua, cacique-chefe do povo Yuqui.

Coronavírus