Número dois da diplomacia dos EUA conversará na Lituânia e Rússia sobre crise em Belarus
Vilnius, 22 Ago 2020 (AFP) - O sub-secretário de Estado dos Estados Unidos, Stephen Biegun, viajará na próxima semana para a Lituânia e Rússia para conversar sobre a situação em Belarus, palco de grandes protestos após a reeleição do presidente Alexandre Loukachenko em 9 de agosto.
O número dois da diplomacia americana se reunirá na segunda-feira em Vilna com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa "para conversar sobre a situação de Belarus, as relações bilaterais e outras questões relacionadas à OTAN e à defesa", disse o Ministério das Relações Exteriores da Lituânia.
Posteriormente, visitará Moscou, disse uma fonte diplomática russa à agência Interfax.
Lituânia, membro da OTAN e da União Europeia (UE), deu refúgio à líder da oposição bielorrussa Svetlana Tikhanóvskaya, que fugiu de seu país após as eleições presidenciais.
Vilna também deseja mobilizar apoios internacionais para a oposição, que acusa de fraude o presidente Alexandre Lukashenko, no poder há 26 anos e que foi reeleito com 80% dos votos.
A Lituânia enxerga a visita de Biegun como "um sinal de que Estados Unidos está pronto para desempenhar um papel na resolução da crise bielorrussa, inclusive com Moscou", declarou à AFP Vygaudas Usackas, ex-embaixador da UE na Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.