Hospital afirma que opositor russo apresenta "sinais de envenenamento"
O opositor russo Alexei Navalny, hospitalizado em estado de coma em Berlim, apresenta "vestígios de envenenamento", anunciou nesta segunda-feira o hospital de Berlim no qual foi internado no fim de semana após sua transferência a partir da Sibéria.
"Os resultados clínicos indicam intoxicação por uma substância do grupo de inibidores da colinesterase", apontou o Hospital Charité em comunicado.
O veneno específico "ainda não foi identificado e uma nova análise em grande escala foi lançada", alertou.
"O desfecho da doença permanece incerto e, nesta etapa, não podemos descartas sequelas a longo prazo, em particular no sistema nervoso", ressaltou o estabelecimento.
Navalny foi transferido para Berlim na manhã de sábado em um avião particular fretado por uma ONG alemã, após um dia de intensa luta entre sua família e os médicos russos, que inicialmente indicaram que sua condição era muito instável para viajar, mas que acabaram cedendo e autorizaram a transferência.
O opositor, de 44 anos, "está em uma unidade de terapia intensiva e ainda está em coma induzido", disse o hospital.
"Seu estado de saúde é grave, mas atualmente não há perigo" de morte. Os médicos berlinenses examinaram o paciente "profundamente".
O opositor número um do regime de Vladimir Putin é tratado com um antídoto, observa o hospital. Os médicos russos que o trataram na Sibéria até sábado disseram não ter detectado nenhum traço de envenenamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.