Topo

Coreia do Norte pede desculpas por matar sul-coreano

Kim Jong Un durante reunião com membros do governo; líder se desculpou com a Coreia do Sul pela morte de um suposto desertor - KCNA/AFP
Kim Jong Un durante reunião com membros do governo; líder se desculpou com a Coreia do Sul pela morte de um suposto desertor Imagem: KCNA/AFP

25/09/2020 06h05Atualizada em 25/09/2020 15h57

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, pediu desculpas pelo assassinato de um sul-coreano nas águas do país, informou nesta sexta-feira o gabinete da presidência de Seul, citado pela agência de notícias Yonhap.

Kim chamou o incidente de "assunto vergonhoso" e pediu desculpas "por ter decepcionado o presidente Moon Jae-in e os sul-coreanos".

O pedido de desculpas da Coreia do Norte, em particular do próprio Kim, é algo extremamente incomum. A mensagem foi divulgada em um momento de congelamento das relações entre as Coreias, assim como das negociações entre Pyongyang e Washington pela questão nuclear.

Soldados norte-coreanos atiraram quase 10 vezes contra um homem que entrou ilegalmente nas águas do país e não se identificou, de acordo com a carta enviada por Kim à presidência sul-coreana.

A pessoa, supostamente um desertor e que trabalhava na indústria pesqueira, desapareceu na segunda-feira a bordo de um barco patrulha que navegava perto da ilha sul-coreana de Yeonpyeong, segundo uma fonte militar da Coreia do Sul.

Yeonpyeong fica a um quilômetro e meio da fronteira marítima com o Norte.

Este foi o primeiro sul-coreano assassinado pela Coreia do Norte em 10 anos.

Em novembro de 2010, o exército de Pyongyang bombardeou a ilha sul-coreana de Yeonpyeong e matou quatro pessoas, dois civis e dois soldados.

Alguns meses antes, um navio de guerra, o "Cheonan", foi torpedeado, de acordo com Seul, por um submarino norte-coreano, um ataque que matou 46 marinheiros. Pyongyang sempre negou qualquer envolvimento.