Ex-líder paramilitar, Jorge 40 é preso na Colômbia após cumprir prisão nos EUA
Bogotá, 28 Set 2020 (AFP) - O ex-líder paramilitar Rodrigo Tovar, conhecido como "Jorge 40" e que enfrenta dezenas de processos por massacres na Colômbia, foi preso nesta segunda-feira (28) após ser deportado dos Estados Unidos, onde cumpriu pena por tráfico de drogas, anunciaram as autoridades.
Tovar "já está (...) à disposição das autoridades de imigração e judiciárias, e terá de responder à justiça e às vítimas pelas contas pendentes no país", disse Miguel Ceballos, Alto Comissário para a Paz, no Twitter.
Um dos principais comandantes das extintas Forças de Autodefesa Unidas da Colômbia (AUC), Jorge 40 está envolvido nos piores crimes cometidos por essas milícias de extrema-direita no final dos anos 1990 em sua luta contra os guerrilheiros de esquerda, especialmente na costa caribenha (norte).
Ele também foi parte fundamental das investigações sobre o escândalo da 'parapolítica', que levou dezenas de parlamentares à prisão por seus pactos com os paramilitares.
Os vínculos foram descobertos graças a um dos computadores apreendidos de "Jorge 40".
O paramilitar foi extraditado em 2008 para os Estados Unidos, onde se declarou culpado em uma acusação de tráfico de cocaína e foi preso por 12 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.