Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do México esperará resoluções 'legais' para se pronunciar sobre eleição nos EUA

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México -
Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante entrevista coletiva na Cidade do México

08/11/2020 09h04

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse ontem que aguardará a resolução das "questões jurídicas" das eleições presidenciais dos Estados Unidos para estabelecer sua posição e garantiu que mantém uma relação muito boa "com os dois candidatos". Joe Biden foi apontado novo presidente, derrotando Donald Trump.

"Não queremos ser imprudentes, não queremos agir levianamente e queremos respeitar a autodeterminação dos povos", disse o presidente a jornalistas, horas depois de a mídia norte-americana declarar vencedor o candidato democrata Joe Biden, enquanto Donald Trump, que disputava reeleição, se recusa a reconhecer a derrota.

Reino Unido, França, Argentina, Chile e Canadá são alguns dos países que se pronunciaram ainda ontem sobre a vitória do democrata. O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, se juntou ao coro nesta madrugada.

Nem o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), nem outros órgãos do governo brasileiro se manifestaram até o momento - mas, de acordo com o colunista Josias de Souza -, Bolsonaro mostrou irritação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, parabenizando o presidente eleito dos EUA.