Topo

Esse conteúdo é antigo

Eslováquia suspende vacinação com a primeira dose de AstraZeneca

Doses preparadas da vacina da AstraZeneca contra a covis - Lennart Preiss/AFP
Doses preparadas da vacina da AstraZeneca contra a covis Imagem: Lennart Preiss/AFP

11/05/2021 14h48Atualizada em 11/05/2021 16h47

A Eslováquia suspendeu a vacinação com a primeira dose da AstraZeneca hoje, após anunciar que estava examinando o caso de um paciente que morreu de coágulo sanguíneo após receber o produto.

"Apenas as pessoas que aguardam a segunda dose serão vacinadas com AstraZeneca. O uso da vacina desta empresa para as primeiras doses foi suspenso", afirmou o Ministério da Saúde em nota.

O ministro da Saúde, Vladimir Lengvarski, havia antecipado na semana passada que a Eslováquia revisaria sua estratégia de vacinação após um coágulo fatal em um paciente que recebeu a vacina AstraZeneca.

Vários outros países da União Europeia limitaram a vacinação com AstraZeneca aos idosos, depois que uma ligação foi estabelecida entre a vacina e coágulos sanguíneos muito raros, mas frequentemente fatais.

A Dinamarca abandonou completamente a vacina, enquanto especialistas britânicos recomendaram uma vacina alternativa para pessoas com menos de 40 anos de idade.

Também hoje, vários estados brasileiros, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, anunciaram que vão suspender a vacinação de gestantes com a AstraZeneca.