Topo

Esse conteúdo é antigo

Relações entre Rússia e EUA estão em 'impasse', diz conselheiro de Putin

Conselheiro próximo ao presidente russo, Vladimir Putin (foto), disse que as relações "Rússia-Estados Unidos estão atualmente em um impasse" - Mikhail Klimentyev/Sputnik/AFP
Conselheiro próximo ao presidente russo, Vladimir Putin (foto), disse que as relações 'Rússia-Estados Unidos estão atualmente em um impasse' Imagem: Mikhail Klimentyev/Sputnik/AFP

Da AFP, em Moscou

15/06/2021 06h01Atualizada em 15/06/2021 08h15

Um conselheiro próximo ao presidente Vladimir Putin afirmou que as relações entre os Estados Unidos e Rússia estão em um impasse e que a reunião entre os chefes de Estado na Suíça pode ajudar a superar esta situação.

"As relações Rússia-Estados Unidos estão atualmente em um impasse, a situação é quase crítica. Temos que fazer algo", disse Yuri Ushakov em um encontro com a imprensa.

Putin e o presidente americano Joe Biden se reunirão na quarta-feira em Genebra para abordar uma série de divergências entre os dois países, rivais geopolíticos, que vão das acusações de ataques cibernéticos a questões de direitos humanos, passando por tensões militares.

"Vejo esta reunião com um otimismo prático, mas frágil. É um primeiro encontro em condições difíceis", disse Ushakov, conselheiro de Relações Exteriores do presidente russo.

O diálogo entre os dois abordará questões delicadas como a situação na Ucrânia e Belarus ou o destino do opositor russo detido Alexei Navalny.