Topo

Esse conteúdo é antigo

Japão corre contra o tempo para encontrar sobreviventes de deslizamento de terra

6.jul.2021 - Equipes procuram pessoas desaparecidas no local de um deslizamento de terra no Japão - STR/Jiji Press/AFP
6.jul.2021 - Equipes procuram pessoas desaparecidas no local de um deslizamento de terra no Japão Imagem: STR/Jiji Press/AFP

Em Tóquio

06/07/2021 07h15

As autoridades da cidade de Atami, na região central do Japão, tentavam estabelecer hoje um balanço de vítimas do grande deslizamento de terra provocado pelas chuvas torrenciais que destruiu dezenas de casas e provocou pelo menos quatro mortes.

A esperança de encontra sobreviventes diminui com o passar do tempo e o período de 72 horas após a catástrofe - no qual segundo os especialistas é possível encontrar pessoas com vida - chegou ao fim na manhã de hoje.

O balanço oficial até o momento registra quatro mortes, mas as autoridades enfrentam dificuldades para localizar algumas pessoas porque muitas casas da região são usadas como residências secundárias.

O canal público NHK informou que a lista de moradores que podem ter sido atingidos pelo deslizamento de terra inclui 29 pessoas. Os nomes foram divulgados pela imprensa com a esperança de que apresentem notícias sobre seu paradeiro.

"Faremos todo o possível (...) e vamos rezar para que possamos encontrar todas as pessoas", declarou o prefeito de Atami, Sakae Saito, que algumas horas antes havia mencionado 24 pessoas desaparecidas.

As autoridades anunciaram na segunda-feira que uma das vítimas identificadas era Chiyose Suzuki, de 82 anos, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Seu filho mais velho, 56 anos, declarou à agência Kyodo que lamenta não ter conseguido retirar a mãe, que tinha dificuldades para caminhar, quando a polícia ordenou a evacuação.

"Deveria ter retornado e a retirado eu mesmo", disse.

O deslizamento de terra aconteceu no sábado, após vários dias de fortes chuvas em Atami, um balneário cercado por montanhas.

Três dias após a catástrofe, Atami tem um cenário de desolação, com várias casas destruídas, veículos tombados e ruas intransitáveis.

Quase 130 edifícios foram destruídos ou danificados pelo deslizamento de terra que atingiu uma zona residencial da cidade.

Imagens filmadas a partir de helicópteros mostram um rio de lama e rochas de quase dois quilômetros que segue até o mar.

Os 1.100 socorristas retomaram os trabalhos de busca e tentavam abrir caminho entre os escombros.

Atami, que fica na encosta de uma montanha, 90 km ao sudoeste de Tóquio, registrou 313 mm de chuva em 48 horas na sexta-feira e sábado. A média de julho nos últimos anos é 242 mm.

Grande parte do Japão está em plena temporada de chuvas, o que provoca inundações e deslizamentos de terra.

De acordo com os cientistas, o fenômeno é agravado pela mudança climática, pois a atmosfera mais quente retém mais água e aumenta o risco e a intensidade das chuvas.