Nova Zelândia convoca reunião de urgência da APEC sobre pandemia
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje uma reunião extraordinária dos líderes da APEC para melhorar a resposta da região Ásia-Pacífico à covid-19 e a seu impacto econômico.
Ardern sediará a cúpula anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que será realizada on-line em novembro. Ela também convocou uma reunião virtual adicional na próxima sexta-feira para tomar ações imediatas sobre a crise.
A premiê disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, confirmaram sua participação, junto com "a maioria dos outros líderes da APEC", um fórum que também inclui México, Chile e Peru.
"Esta é a primeira vez na história da Apec que os líderes têm uma reunião adicional em nível de líderes e reflete nosso desejo de navegarmos juntos para sair da pandemia da covid-19 e da crise econômica", disse Ardern em um comunicado.
"As economias da APEC sofreram sua maior contração [desde a Segunda Guerra Mundial] no último ano, com a perda de 81 milhões de postos de trabalho: responder coletivamente é vital para acelerar a recuperação econômica da região", acrescentou.
A APEC reúne os países da bacia do Pacífico, dos Estados Unidos à Papua Nova Guiné. Em seu conjunto, eles representam em torno de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial.
A Nova Zelândia, país anfitrião em 2021, já sinalizou sua intenção de acelerar o comércio de vacinas e de suprimentos médicos contra covid-19 em toda região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.