Governo afegão nega que talibãs controlem 90% das fronteiras do país
A afirmação dos talibãs de que controlam 90% das fronteiras do Afeganistão é uma "mentira absoluta", afirmou hoje o ministério da Defesa do país.
"É uma propaganda sem fundamento", afirmou à AFP o porta-voz do ministério, Fawad Aman, um dia depois do anúncio dos insurgentes de que controlam a quase totalidade das fronteiras com Tadjiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Irã, algo que não foi possível verificar com fontes independentes.
Nesta sexta-feira, o porta-voz do ministério insistiu que as forças governamentais controlam as fronteiras do país e todas "as principais cidades e estradas".
Os talibãs executam desde maio uma ofensiva geral contra as forças governamentais à medida que as tropas internacionais concluem o processo de retirada do Afeganistão, após 20 anos de presença.
Desde então, os rebeldes islamitas assumiram o controle de vastos territórios rurais, assim como de muitos postos de fronteira cruciais, e cercam as grandes cidades.
Sem o crucial apoio dos Estados Unidos, as forças afegãs opõem uma pequena resistência e controlam apenas as principais capitais de províncias e as grandes rodovias.
Os rebeldes já afirmaram que controlavam 85% do território nacional, o que foi contestado pelo governo e não pôde ser comprovado de forma independente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.