Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio na Grécia: cinco vilarejos são evacuados no Peloponeso

Autoridades enviaram mensagens de alerta para telefones celulares dos moradores para evacuar as aldeias de Zeria, Kamares, Achaias e Labiri. - STR / Eurokinissi / AFP
Autoridades enviaram mensagens de alerta para telefones celulares dos moradores para evacuar as aldeias de Zeria, Kamares, Achaias e Labiri. Imagem: STR / Eurokinissi / AFP

31/07/2021 18h28Atualizada em 31/07/2021 18h43

Atenas, 31 Jul 2021 (AFP) - Cinco vilarejos no noroeste do Peloponeso, perto da cidade de Patras, foram evacuados, informaram os bombeiros gregos neste sábado(31), que lutam contra um incêndio florestal que se atribui às altas temperaturas.

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, com problemas respiratórios, e foram transferidas para hospitais da região, informaram os serviços de proteção civil.

Cerca de 145 bombeiros, 50 caminhões e helicópteros foram mobilizados para apagar o fogo na região de Zeria, segundo o Corpo de Bombeiros.

As autoridades enviaram mensagens de alerta para telefones celulares dos moradores para evacuar as aldeias de Zeria, Kamares, Achaias e Labiri.

O balneário de Loggos também foi esvaziado na tarde deste sábado, elevando o número de localidades evacuadas para cinco.

De acordo com a proteção civil, 56 incêndios ocorreram nas últimas 24 horas na Grécia, mas a maioria deles foi rapidamente controlada.

Hospitais de Patras e da cidade vizinha de Aigio também foram alertados para receber os feridos, enquanto a guarda costeira está em alerta para, se necessário, ajudar os banhistas que podem sufocar com a fumaça das cinzas.

De acordo com a agência de notícias grega ANA, a rodovia da área afetada e a ponte Rio-Antirio - que liga o Peloponeso à Grécia continental - foram fechadas ao trânsito.

As florestas gregas, muito secas devido ao clima, sofrem incêndios todos os verões, alimentados por fortes ventos.

A Grécia enfrenta uma nova onda de calor desde sexta-feira, com temperaturas variando entre 42 e 44 graus Celsius, de acordo com serviços meteorológicos.

Há poucos dias, um incêndio devastou o Monte Penteli, perto da capital grega. Em julho de 2018, 102 pessoas morreram na cidade costeira de Mati, perto de Atenas, o pior balanço causado por um incêndio no país.