Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibãs seguem com ofensiva e conquistam 6ª capital provincial no Afeganistão

Bandeira do Afeganistão hasteada no topo de uma colina em Cabul, no Afeganistão - Tom McShane/Loop Images/Universal Images Group via Getty Images
Bandeira do Afeganistão hasteada no topo de uma colina em Cabul, no Afeganistão Imagem: Tom McShane/Loop Images/Universal Images Group via Getty Images

09/08/2021 08h30Atualizada em 09/08/2021 09h02

Mazar-e Sharif, Afeganistão, 9 Ago 2021 (AFP) - Os talibãs assumiram hoje o controle de Aibak, na região norte do Afeganistão, a sexta capital provincial a cair em suas mãos em apenas quatro dias, informou uma fonte do governo local.

"Os talibãs capturaram a cidade de Aibak e a controlam por completo", declarou à AFP Sefatullah Samangani, vice-governador da província de Samangan, da qual Aibak é a capital.

"Durante a noite passada, um antigo senador se rendeu aos talibãs e, nesta segunda-feira, pessoas notáveis pediram ao governador que retire suas forças da cidade para que não seja impactada por combates, o que ele aceitou", afirmou Samangani.

Com Aibak, os insurgentes já dominam seis capitais de província do Afeganistão em uma ofensiva que o exército, que prometeu defender a qualquer custo as cidades do país, parece incapaz de contra-atacar.

Desde maio, aproveitando a fase final da retirada das tropas estrangeiras que deve ser concluída até o fim do mês, os talibãs assumiram o controle de amplas zonas rurais do país. Agora eles miram as grandes cidades.

Desde sexta-feira (6), os insurgentes tomaram o controle de seis capitais provinciais, incluindo a estratégica Kunduz (norte), de 300 mil habitantes, ponto crucial entre Cabul e o Tadjiquistão.