Topo

Esse conteúdo é antigo

Taleban anuncia 'anistia geral' para funcionários públicos do Afeganistão

Membros do Taleban montam guarda em uma via de Cabul, após tomarem o poder no Afeganistão - Wakil Kohsar/AFP
Membros do Taleban montam guarda em uma via de Cabul, após tomarem o poder no Afeganistão Imagem: Wakil Kohsar/AFP

17/08/2021 06h08Atualizada em 17/08/2021 08h36

Cabul, 17 Ago 2021 (AFP) - Os talebans anunciaram hoje uma anistia geral para todos os funcionários do Estado, aos quais pediram que voltem a trabalhar normalmente, dois dias após a tomada de poder no Afeganistão.

"Uma anistia geral foi decretada para todos (...) portanto devem retomar sua vida cotidiana com total confiança", anunciaram os talibãs em um comunicado.

Desde que entraram em Cabul no domingo (15), após uma ofensiva relâmpago que permitiu o controle de quase todo o país em apenas dez dias e provocou a fuga do presidente Ashraf Ghani, os talibãs multiplicam gestos que pretendem ser tranquilizadores.

Hoje, a vida era retornava ao normal em Cabul. Muitas lojas reabriram as portas, o tráfego era intenso e as pessoas voltaram às ruas.

Os talebans organizam o fluxo nas ruas e instauraram postos de controle. Mas os habitantes da capital têm medo, sobretudo as mulheres, que em sua maioria não se arriscam a sair às ruas.

Entre 1996 e 2001, quando governaram o país, os talebans adotaram uma visão extremamente rigorosa da lei islâmica. As mulheres eram impedidas de trabalhar e estudar.

Veja imagens aéreas da população invadindo o aeroporto para fugir de Cabul