Avião dos EUA partiu lotado do Afeganistão com recorde de 823 passageiros
O avião militar dos Estados Unidos que aparece na foto que deu a volta ao mundo devido à quantidade de afegãos que fogem espremidos uns nos outros no avião após a chegada do Talibã a Cabul, levava 823 passageiros, disse o Pentágono nesta sexta-feira (20).
O comando militar aéreo dos EUA explicou que a estimativa inicial de 640 afegãos que fugiam sentados no chão duro do gigante C-17 Globemaster III — que já era mais que o dobro da capacidade da aeronave — omitiu as crianças que iam a bordo.
A conta inicial foi feita tomando como referência a quantidade de assentos ocupados nos ônibus que levaram os passageiros ao C-17 e deixou de lado todas as crianças sentadas no colo dos adultos, explicou no Twitter.
Por fim, o avião, que se dirigiu ao Catar, "transportou com segurança 823 cidadãos afegãos do aeroporto Hamid Karzai em 15 de agosto de 2021. Isso representa um recorde para esta aeronave", disse o comando do Pentágono.
Não foi especificado quantos tripulantes estavam a bordo.
Segundo o jornal Defense One, a pressão dos afegãos para deixarem o país no domingo levou a tripulação a decidir fazer o voo sem que os passageiros fossem registrados.
"Temos mulheres e crianças e a vida de pessoas em risco, não se trata de capacidade ou regras e regulamentos, se trata de treinamento e das diretrizes que fomos capazes de seguir para garantir que poderíamos tirar (do país) tantas pessoas de forma segura e efetiva", disse o tenente-coronel Eric Kut, que comandou o voo, ao jornal.
Esses aviões são geralmente usados para levar equipamento pesado ou poucas centenas de soldados, além de pacotes pesados com suas próprias armas e pertences.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.