PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Terremoto de 6,5 graus sacode o nordeste de Taiwan

Um terremoto de 6,5 graus de magnitude foi registrado neste domingo (24) na região nordeste de Taiwan - ANN WANG/REUTERS
Um terremoto de 6,5 graus de magnitude foi registrado neste domingo (24) na região nordeste de Taiwan Imagem: ANN WANG/REUTERS

24/10/2021 08h00Atualizada em 24/10/2021 09h10

Um terremoto de 6,5 graus de magnitude foi registrado neste domingo (24) na região nordeste de Taiwan, segundo a agência de meteorologia, e as autoridades anunciaram que uma mulher ficou ferida, mas o fenômeno não provocou danos materiais importantes.

O centro de operações de emergências de Taiwan informou que a vítima sofreu ferimentos durante a queda de pedras na área montanhosa do condado de Hualien.

A agência meteorológica de Taiwan calculou o tremor com magnitude de 6,5 graus, enquanto o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou um sismo de 6,2 graus.

O terremoto, que aconteceu às 13H11 (2H11 de Brasília a uma profundidade de 67 quilômetros, teve como epicentro o condado de Yilan.

O tremor durou quase 30 segundos. As autoridades descartaram danos generalizados, pois o terremoto teve origem muito profunda.

"Os cidadãos não precisam ficar preocupados", declarou Chen Kuo-chang, diretor do Centro Sismológico da Agência Central de Meteorologia.

"O terremoto foi profundo e a intensidade não foi tão grande. Teria provocado danos imprevisíveis se não fosse tão profundo", afirmou Chen Kuo-chang.

Um tremor secundário de 5,4 graus foi registrado e o sistema de metrô de Taipé permaneceu fechado como medida de precaução por pouco menos de uma hora.

Os terremotos são frequentes em Taiwan, pois a ilha está localizada na união de duas placas tectônicas.

Hualien, um local turístico, foi atingido em 2018 por um terremoto de 6,4 graus que deixou 17 mortos e quase 300 feridos.

Em setembro de 1999, um terremoto de 7,6 graus matou quase 2.400 pessoas, na maior catástrofe natural da história da ilha.

Um tremor de 6,2 graus foi registrado em dezembro de 2020, mas não deixou feridos nem provocou danos importantes.

Internacional