Autodefesa 'não é ilegal', diz jovem branco inocentado após matar 2 nos EUA
Kyle Rittenhouse, o adolescente americano absolvido depois de ter matado a tiros dois homens durante os protestos contra a violência policial no estado do Wisconsin no ano passado, defendeu suas ações, afirmando que a autodefesa "não é ilegal".
Em comentários transmitidos pela emissora Fox News, o adolescente, que apareceu sorridente dentro de um carro após o veredicto, disse estar aliviado de que sua "viagem difícil" tivesse terminado.
"O júri chegou ao veredicto correto: a autodefesa não é ilegal", disse Rittenhouse à Fox, antes de uma entrevista reveladora que será exibida na noite de segunda-feira e um documentário posterior sobre o adolescente, previsto para ir ao ar em dezembro.
Mais tarde, um representante dos Rittenhouse informou que a família foi levada para uma localização reservada.
"Estão bem neste momento, estão em uma localização reservada. São uma família e todos estão simplesmente extasiados", declarou o porta-voz da família, David Hancock, à emissora de TV CBS.
Na sexta-feira (19), um júri decidiu que Rittenhouse, de 18 anos, não era culpado de homicídio e outras acusações resultantes do ataque a tiros ocorrido em agosto de 2020 na cidade de Kenosha.
A sentença gerou protestos em cidades de todo o país na noite de sexta-feira, de Nova York a Portland, no Oregon, assim como aplausos dispersos do lado de fora do tribunal. Defensores dos direitos às armas elogiaram a decisão, destacando a natureza decisiva do caso.
Este caso atraiu atenção mundial, em parte porque surgiu das manifestações do movimento "Black Lives Matter" (Vidas negras importam) contra o racismo e a violência policial, que eclodiram em todo o país no ano passado e que foram marcadas por uma controversa mistura de armas, tensões raciais e milícias civis.
Em 23 de agosto de 2020, Kenosha, na região dos Grandes Lagos, foi palco de revoltas depois que policiais feriram gravemente o jovem negro Jacob Blake, em quem atiraram pelas costas durante uma tentativa de detenção.
Rittenhouse, que tinha 17 anos na época, se somou a grupos armados que diziam atuar para "proteger" os comércios. Ele matou dois homens brancos e feriu um terceiro com um fuzil semiautomático.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.