Putin fala em 'primeiro passo para o genocídio' no leste da Ucrânia
Moscou, 9 dez 2021 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (9) que os moradores do leste da Ucrânia, castigado pela guerra e centro de novas tensões entre seu país e o Ocidente, sofrem uma discriminação que é o "primeiro passo para um genocídio".
"Tenho que falar da russofobia como primeiro passo para o genocídio. Isso é o que está ocorrendo neste momento em Donbass (região do leste da Ucrânia); podemos vê-lo, sabemos disso. E isto certamente se parece com o genocídio do qual o senhor falou", disse Putin a um jornalista durante reunião com o Conselho Presidencial para os Direitos Humanos.
O jornalista, Kirill Vychinsky, que esteve preso entre 2018 e 2019 na Ucrânia, afirmou que "os falantes de russo e membros do povo russo" em Donbass sofriam "condições de vida insuportáveis". Ele também comparou a situação com os crimes da Shoah.
As declarações de Putin ocorrem em meio a tensões com os países ocidentais em relação à Ucrânia. O Ocidente acusa Moscou de concentrar dezenas de milhares de tropas na fronteira com vistas a um possível ataque, o que a Rússia nega.
Há sete anos, a região sofre com uma guerra entre Kiev e os separatistas pró-russos. O conflito deixou mais de 13.000 mortos e sua solução política, prevista nos acordos de Minsk de 2015, está em ponto morto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.