UE diz que fechamento do escritório da Deutsche Welle na Rússia é 'inaceitável'
O fechamento do escritório do grupo de comunicação alemão Deutsche Welle em Moscou, ordenado pelas autoridades russas, "é inaceitável e não se justifica", denunciou a União Europeia (UE).
Esta decisão "ilustra, lamentavelmente, a contínua violação da liberdade dos meios de comunicação e o desprezo pela independência da imprensa" na Rússia, afirmou Peter Stano, porta-voz da diplomacia do bloco.
Na quinta-feira, a Rússia ordenou o fechamento do escritório local da rádio e televisão alemã Deutsche Welle, em resposta à proibição de transmissão da emissora russa RT na Alemanha.
O fechamento da Deutsche Welle é o primeiro de um grande meio de comunicação ocidental na era pós-soviética e coincide com o aumento da tensão entre a Rússia e os países ocidentais pela situação na Ucrânia.
RT é um canal público com programação e sites em vários idiomas, como inglês, francês, espanhol e árabe.
Stano disse que a proibição da RT na Alemanha aconteceu porque o canal não tinha uma licença válida de transmissão e isto "não tem nenhuma relação com o trabalho da Deutsche Welle na Rússia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.