Rússia responde hoje às propostas dos EUA sobre segurança na Europa
A Rússia responderá nesta hoje às propostas apresentadas pelos Estados Unidos sobre a segurança na Europa, tendo em vista uma negociação destinada a reduzir as tensões na crise russo-ocidental em torno da Ucrânia, anunciou o chanceler russo, Serguei Lavrov.
"Hoje vamos enviar esta carta para a parte americana", disse Lavrov, durante uma entrevista coletiva, acrescentando que Moscou tornará "público" o conteúdo da missiva.
O governo russo exige garantias legais para sua segurança, tanto dos Estados Unidos quanto da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
"É absolutamente necessário que os grupos relevantes da sociedade civil em nossos dois países tenham conhecimento da resposta", frisou o ministro russo das Relações Exteriores.
Lavrov disse ainda que a resposta de seu país será enviada impressa e digitalmente e que estará disponível "em poucas horas".
Demandas da Rússia foram apresentadas em dezembro
A Rússia havia apresentado em dezembro os esboços de tratados propostos à Otan e aos Estados Unidos sobre a questão da segurança e a retirada da presença militar das proximidades da fronteira russa.
Estas demandas foram conhecidas no momento de uma profunda tensão na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, onde as forças russas concentraram um enorme contingente militar, despertando o temor de uma invasão ao território ucraniano.
A Rússia queriam garantias de que a Ucrânia não seria aceita na Otan e que a aliança militar faria recuar suas forças instaladas no flanco leste da Europa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.