Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que 'soldado é soldado' após homenagem a comunistas na Rússia

O túmulo visitado pelo presidente é um dos pontos altos simbólicos da celebração da vitória da União Soviética, império comunista que durou de 1922 a 1991 - MAXIM SHEMETOV/REUTERS
O túmulo visitado pelo presidente é um dos pontos altos simbólicos da celebração da vitória da União Soviética, império comunista que durou de 1922 a 1991 Imagem: MAXIM SHEMETOV/REUTERS

Colaboração para o UOL

17/02/2022 07h26Atualizada em 17/02/2022 12h27

O presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu, em publicação nas redes sociais hoje, que "soldado é simplesmente soldado", para descrever sua participação em homenagem a militares comunistas na Rússia.

"Memorial ao Soldado Desconhecido. O marco é para relembrar as perdas humanas da URSS durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 'Soldado é simplesmente soldado'", postou Bolsonaro.

Bolsonaro iniciou seu dia de programação oficial em Moscou ontem como todo chefe de Estado que visita a Rússia: na cerimônia de aposição de uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

O túmulo é um dos pontos altos simbólicos da celebração da vitória da União Soviética, império comunista que durou de 1922 a 1991, na Segunda Guerra Mundial (1939-45, mas que começou para os soviéticos em 1941 e que é chamada no país de Grande Guerra Patriótica).

Homenagem comunista vira piada nas redes

Nas redes sociais, usuários apontaram a contradição da cerimônia russa com o discurso de Bolsonaro. Em sua posse, em 2019, o presidente prometeu trabalhar para "livrar o Brasil do socialismo".

Em janeiro, o presidente justificou a apoiadores sua viagem. Um deles diz que o presidente russo, Vladimir Putin, é líder de um país "comunista". Bolsonaro responde: "Ele é conservador sim. Eu vou estar mês que vem lá, melhores entendimentos, melhores relações comerciais".

Veja os memes que circulam nas redes sociais: