Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Boris Johnson: Putin busca desviar atenção ativando força nuclear

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson participa de uma reunião com membros da comunidade ucraniana na Catedral Católica Ucraniana em Londres, Grã-Bretanha - Jamie Lorriman/Reuters
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson participa de uma reunião com membros da comunidade ucraniana na Catedral Católica Ucraniana em Londres, Grã-Bretanha Imagem: Jamie Lorriman/Reuters

27/02/2022 18h16Atualizada em 27/02/2022 19h35

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou neste domingo (27) que o anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de que colocaria sua força nuclear em alerta visa a desviar a atenção da forte resistência que suas tropas enfrentam na Ucrânia.

"Acho que é uma distração do que realmente ocorre na Ucrânia", disse o líder britânico, após uma reunião com membros da comunidade ucraniana em Londres.

"É um povo inocente, que enfrenta uma agressão não provocada. O que acontece de verdade é que estão se defendendo com mais eficácia, com mais resistência", acrescentou.

A Rússia assinou em janeiro, com os outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, um documento no qual reconhecia que "uma guerra nuclear não poderia ser vencida" e insistia em que, "enquanto existirem, essas armas devem servir para fins defensivos, dissuasivos e de prevenção da guerra".