Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

China pede 'contenção máxima' na Ucrânia e critica sanções à Rússia: 'Danos a todas as partes'

Em Pequim

08/03/2022 09h30Atualizada em 08/03/2022 11h06

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje "contenção máxima" no conflito entre Rússia e Ucrânia e expressou sua profunda preocupação com a guerra, durante uma videoconferência com o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz, informou a imprensa estatal da China.

Xi também reiterou a oposição de seu país às sanções internacionais e afirmou que as medidas tomadas contra Moscou "provocarão danos a todas as partes".

A China, que tem boas relações com Moscou, se recusou até o momento a usar o termo invasão e se limitou a "lamentar" o conflito no país, ao mesmo tempo que afirma "entender" as preocupações da Rússia com a segurança.

Porém, durante a conversa, Xi declarou que estava "profundamente triste por acompanhar uma nova guerra no continente europeu", segundo a televisão pública chinesa CCTV.

"Queremos fazer um apelo por contenção máxima para evitar uma grande crise humanitária", acrescentou Xi, sem condenar a ofensiva iniciada em 24 de fevereiro pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Xi disse a Macron e Scholz que "aprecia os esforços de França e Alemanha para atuar como mediadores na Ucrânia".

Pequim também está disposto a desempenhar "um papel ativo", afirmou Xi, segundo a emissora.

"Devemos apoiar juntos as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia", afirmou Xi, embora até o momento as rodadas de negociações em Belarus não tenham apresentado resultados.

A China "está pronta para proporcionar ajuda humanitária à Ucrânia", prometeu o presidente chinês.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL