Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia pede retorno à 'coexistência pacífica' com EUA, como na Guerra Fria

Do UOL, em São Paulo*

08/03/2022 08h22Atualizada em 08/03/2022 10h45

A Rússia e os Estados Unidos deveriam retornar ao princípio da "coexistência pacífica" como durante a Guerra Fria, disse o Ministério das Relações Exteriores russo, de acordo com relato da agência de notícias Interfax. O posicionamento do país governado por Vladimir Putin ocorre em meio às tensões por causa da invasão à Ucrânia, que hoje completa treze dias.

O Ministério das Relações Exteriores acrescentou que está aberto ao diálogo "honesto e de respeito mútuo" com os EUA e que há esperança para que a normalidade nas relações entre os dois países possa ser restaurada, informou a Interfax.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse hoje que o país está "preparado" se a diplomacia com a Rússia não funcionar para resolver os conflitos com a Ucrânia e que autoridades americanas têm levado adiante o "compromisso" de impor sanções ao Kremlin.

"Estamos agindo sobre isso em nosso apoio à Ucrânia para garantir que exercemos pressão máxima sobre Putin para acabar com a guerra. Estamos preparados para isso em termos de garantir que nossa aliança seja forte e preparada para defender cada centímetro do território da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)", afirmou Blinken.

Sanções dos EUA à Rússia

Nos últimos dias, os Estados Unidos impuseram algumas das sanções mais duras contra a Rússia desde o início da invasão à Ucrânia. As sanções têm o objetivo de enfraquecer a economia de determinado país e, em meio a possíveis perdas, encaminhar uma negociação em meio ao conflito em andamento.

No caso da guerra entre russos e ucranianos, os países do Ocidente pretendem usar as sanções para fragilizar a Rússia e pressionar Putin a pôr um fim na invasão à Ucrânia.

O presidente Joe Biden diz que a Rússia está "isolada". Entre as medidas adotadas pelos Estados Unidos estão o fechamento do espaço aéreo dos EUA para aviões que saem da Rússia e sanções para atingir oligarcas russos.

"O departamento de Justiça dos Estados Unidos criou uma força tarefa para ir atrás dos oligarcas russos. Estamos nos juntando aos aliados europeus para manter presos seus iates, jatos, artigos de luxo. Ele [Putin] mal sabe o que está por vir", anunciou Biden.

O governo dos Estados Unidos também avalia se a Rússia cometeu crimes de guerra. A análise inclui evidências de ataques russos a civis, além da ofensiva contra usinas nucleares da Ucrânia.

Os EUA, porém, ainda não chegaram a uma conclusão sobre o assunto, informou a porta-voz de Joe Biden, Jen Psaki, em coletiva de imprensa. Ela ressaltou que o ataque russo à usina nuclear de Zaporizhzhia, considerada a maior do tipo na Europa, foi o "cúmulo da irresponsabilidade".

Ucrânia pressiona EUA por ajuda

A Ucrânia pressiona os Estados Unidos por mais ajuda militar. O presidente Volodymyr Zelensky diz que Biden "pode fazer mais" para parar a guerra. "Tenho certeza de que ele pode e gostaria de acreditar nisso. Ele é capaz de fazer isso".

A Casa Branca repete que Biden está firme em seu compromisso de manter as tropas americanas fora do conflito.

Um dos pedidos da Ucrânia é a criação de uma zona de exclusão aérea. Os Estados Unidos e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se opõe porque a medida "traria um risco considerável de criar um conflito direto entre nossos países [aliados da Otan] e a Rússia".

Em um cenário de conflito militar, uma "zona de exclusão aérea" seria o bloqueio para que qualquer aeronave adentre o perímetro, de modo a impedir incursões inimigas pelos ares e consequentes ataques.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os países que impusessem tal zona de exclusão aérea seriam considerados participantes do conflito.

O que foi a Guerra Fria?

Com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, teve início a Guerra Fria, quando EUA e a antiga União Soviética não se enfrentaram em um conflito militar direto. Apesar da hostilidade que havia entre as duas superpotências, os dois lados sabiam que uma guerra total seria uma ameaça ao planeta.

Uma das características principais da Guerra Fria foi transferir os conflitos militares para outras partes do mundo como África, Ásia e América Latina. Exemplos dessas guerras foram a intervenção norte-americana no Vietnã, durante as décadas de 1960 e 1970, a intervenção soviética no Afeganistão, no final dos anos 1970 a meados dos anos 1980. A Guerra Fria terminou em 1991, com o colapso da União Soviética.

*Com informações da Reuters