Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Bombardeios nas regiões de Luhansk e Kharkiv deixam 10 mortos

24.mar.22 - Ao menos quatro pessoas morreram, incluindo duas crianças, e seis ficaram feridas em um ataque russo na cidade de Rubizhne, próxima de Luhansk - Divulgação/Serguii Gaidai
24.mar.22 - Ao menos quatro pessoas morreram, incluindo duas crianças, e seis ficaram feridas em um ataque russo na cidade de Rubizhne, próxima de Luhansk Imagem: Divulgação/Serguii Gaidai

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 06h00Atualizada em 24/03/2022 11h51

Ao menos dez pessoas morreram em bombardeios contra áreas civis em Rubizhne, próxima de Luhansk, e em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. Autoridades locais acusam a Rússia de usar armas de fósforo, um tipo de substância altamente tóxica.

Em Rubizhne, quatro pessoas morreram, incluindo duas crianças, e outras seis ficaram feridas, informou o governador da região, Serguii Gaidai.

Ele acrescentou que o número de vítimas pode ser "consideravelmente maior" e acusou "a aviação russa de lançar bombas de fósforo sobre Rubizhne".

O fósforo inflamado queima a temperaturas acima de 800ºC e os incêndios podem se espalhar por áreas de centenas de quilômetros. O uso de tais armas pode causar ferimentos graves, dolorosos e levar a uma morte lenta.
Governador da região, Serguii Gaidai, em post nas redes sociais

O governador acrescentou que protocolos da Convenção de Genebra de 1977 proíbem o uso de munições de fósforo branco em locais que podem atingir civis.

Outras autoridades regionais fizeram acusações similares nos últimos dias, informações que não foram possíveis de confirmar com fontes independentes.

"Os russos agonizam, não conseguem avançar, por isto começaram a utilizar armas pesadas", afirmou Gaidai.

As tropas de Moscou também bombardearam Lysychansk e Novodruzhesk, cidades que ficam 80 km ao noroeste de Lugansk, afirmou o governador, sem revelar mais detalhes.

Bombardeio russo em Kharkiv deixa seis mortos e 15 feridos

Ao menos seis civis morreram e 15 ficaram feridos após um bombardeio contra Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, informou o governador regional, Oleg Siniegubov.

O bombardeio, com armas de longo alcance, atingiu uma agência dos correios, ao lado da qual os moradores da cidade recebiam ajuda humanitária, afirmou Siniegubov, que denunciou um novo "crime dos ocupantes russos".

Segunda maior cidade do país, com quase 1,5 milhão de habitantes antes da guerra, Kharkiv fica a 40 km da fronteira com a Rússia.

Desde o início da invasão em 24 de fevereiro, a cidade é alvo de bombardeios russos que destruíram quase mil imóveis, a maioria residenciais, afirmou na segunda-feira o prefeito Igor Terekhov.