Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia não terá corredores humanitários hoje por falta de segurança, diz governo

12.abr.2022 -Um homem abraça sua esposa antes dela embarcar em um trem na estação central de Slovyansk, na região de Donbass, em meio à invasão russa da Ucrânia - Ronaldo Schemidt/AFP
12.abr.2022 -Um homem abraça sua esposa antes dela embarcar em um trem na estação central de Slovyansk, na região de Donbass, em meio à invasão russa da Ucrânia Imagem: Ronaldo Schemidt/AFP

Em Kiev

13/04/2022 06h59

A Ucrânia não abrirá nenhum corredor humanitário hoje, anunciou o governo de Kiev, que acusou a Rússia de "violar as normas do direito internacional", o que torna a situação "perigosa".

"Lamentavelmente não abriremos corredores humanitários hoje. Na região de Zaporizhzhya (sul), os ocupantes bloquearam os ônibus e na região de Lugansk (leste) violam o cessar-fogo", afirmou a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk no Telegram.

"Os ocupantes não apenas não respeitam as normas do direito internacional, como também não conseguem controlar de maneira correta seus homens. Tudo isto cria um nível tão elevado de perigo nas estradas que somos obrigados a evitar a abertura de corredores humanitários hoje", acrescentou.

A Ucrânia acusa de maneira sistemática a Rússia de não respeitar o cessar-fogo nos corredores humanitários, mas é incomum que as autoridades renunciem por completo aos mesmos. A última suspensão completa de retirada de civis havia acontecido em 28 de março.

As autoridades do leste da Ucrânia pediram para que os civis abandonem a região ante a iminente ofensiva russa nesta área do país.