Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Morte de ucraniana junto à filha bebê em bombardeio russo gera comoção

Valerie Glodan compartilhou momentos da maternidade antes de ser morta com filha de 3 meses por bombardeios russos. - Reprodução/Instagram
Valerie Glodan compartilhou momentos da maternidade antes de ser morta com filha de 3 meses por bombardeios russos. Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2022 14h55

O perfil de uma jovem mãe ucraniana nas redes sociais ganhou destaque depois que ela foi morta junto com a filha de apenas 3 meses em um bombardeio russo. Antes da tragédia, a vítima havia emocionado os internautas ao compartilhar momentos da maternidade recente.

De acordo o jornal ucraniano Kyiv Independent, Valerie Glodan e sua filha foram atingidas por um ataque aéreo nos arredores de Odessa, cidade localizada no sudeste do país, no sábado (23).

Em 5 de fevereiro, Valerie publicou algumas fotos no Instagram que ilustram o período da gravidez. Ela incluiu imagens de um ensaio fotográfico, onde é vista acariciando sua barriga. Em outras, ela mostrou o momento do chá revelação, no qual ela e o pai do bebê, Yuri Glodan, seguravam bombas de fumaça rosa que indicaram que estavam esperando uma menina. Na legenda, a mãe tinha escrito: "Foram as melhores 40 semanas. Nossa filhinha já tem um mês".

Valerie também acrescentou: "Papai deu a ela as primeiras flores. Este é um novo nível de felicidade".

O viúvo Yuri Glodan compartilhou em seu perfil na rede social algumas imagens segurando a filha, e outras de Valerie a amamentando. Na legenda, ele declarou: "Minhas queridas agora no Reino dos Céus! Vocês estarão em nossos corações!".

A tragédia familiar teve grande repercussão no país e levou muitos internautas a manifestarem pêsames nos perfis de Yuri e Valerie Glodan. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou o episódio e condenou o assassinato da mãe e da filha em um discurso em vídeo no sábado (23).

"Entre os mortos estava uma menina de 3 meses. Como ela ameaçou a Rússia? Parece que matar crianças é apenas uma nova ideia nacional da Federação Russa", disse Zelensky. "Eles são apenas canalhas. Eu não tenho outras palavras para classificá-los".

De acordo com Andriy Yermak, chefe de gabinete do governo ucraniano, Valerie e a filha estão entre as oito mortes dos bombardeios feitos por aeronaves russas no fim de semana. Yermak acrescentou que os ataques foram direcionados a prédios residenciais e que essa tática tende a se repetir nas próximas incursões dos invasores, aumentando a possibilidade de mais mortes de civis.

Diante do cenário caótico em Odessa, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba , twittou no sábado: "O único objetivo dos ataques com mísseis russos em Odessa é o terror", repudiou. "A Rússia deve ser designada um estado patrocinador do terrorismo. Precisamos de um muro entre a civilização e os bárbaros atacando cidades pacíficas com mísseis."

Por outro lado, o Ministério da Defesa da Rússia admitiu ter realizado ataques aéreos nos arredores de Odessa, mas disse que pretendia atingir uma base logística em um aeródromo militar ucraniano próximo.