Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

UE propõe sanções contra o chefe da Igreja Ortodoxa russa, o patriarca Kirill

7.mai.2012 - O patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, benze o presidente Vladimir Putin depois de sua posse, em uma das catedrais do Kremlin, em Moscou - Alexander Zemlianichenko/EFE
7.mai.2012 - O patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, benze o presidente Vladimir Putin depois de sua posse, em uma das catedrais do Kremlin, em Moscou Imagem: Alexander Zemlianichenko/EFE

04/05/2022 06h14Atualizada em 04/05/2022 06h59

A Comissão Europeia propõe a adoção de sanções contra o chefe da Igreja Ortodoxa russa, o patriarca Kirill, como parte de um sexto pacote de medidas em resposta à guerra na Ucrânia, de acordo com documentos consultados pela AFP.

A nova lista, que ainda deve ser aprovada pelos Estados membros, inclui 58 personalidades, incluindo, além de Kirill, muitos militares russo, além da esposa, da filha e de um filho do porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

De acordo com os documentos aos quais a AFP teve acesso, Kirill é descrito como um "aliado de longa data do presidente Vladimir Putin e se tornou um dos principais apoiadores da agressão militar" na Ucrânia.

O patriarca Kirill é o principal líder da Igreja Ortodoxa russa, que tem 150 milhões de fiéis no mundo, especialmente na Rússia.

Em declarações recentes, o patriarca pediu a unidade russa em pleno conflito militar na Ucrânia.